Temas livres

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TEMAS LIVRES PARA O XXXVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA E DEMAIS

  1. DAS DATAS DE RECEBIMENTO E DE ACEITE DOS TRABALHOS

1.1. O limite para envio dos trabalhos será às 23h59 (horário de Brasília) do dia 31/07/2022. Após este horário, não será mais possível a submissão de Temas Livres.

1.2. A comunicação sobre a aceitação ou não dos trabalhos será feita por meio de correio eletrônico que será enviado para o responsável de sua submissão, informado durante a submissão. A comunicação será enviada a partir do dia 01/04/2022.

1.3. O(s) autor(es) dos trabalhos selecionados para categoria e-pôster receberão posteriormente um link para que seja realizado o envio da apresentação em formato .JPG, conforme as orientações dispostas neste regulamento.

  1. OS TRABALHOS SERÃO CLASSIFICADOS NAS SEGUINTES ÁREAS:
  • Cirurgia Pediátrica Geral – General Surgery
  • Cirurgia neonatal e fetal – Fetal and Neonatal Surgery
  • Cirurgia Pediátrica Torácica – Pediatric Thoracic Surgery
  • Cirurgia Pediátrica Oncológica – Pediatric Oncology Surgery
  • Cirurgia minimamente invasiva e robótica pediátrica –  Pediatric MIS and robotic
  • Relato de caso – Case Presentation/report
  • Trauma pediátrico – Pediatric Trauma
  • Cirurgia Pediátrica Urológica – Pediatric Urology
  1. DO ENVIO DOS TRABALHOS

3.1. Os trabalhos deverão ser encaminhados on-line utilizando-se do formulário eletrônico disponível no site do congresso;

3.2. O recebimento dos trabalhos será exclusivamente através do link disponível no site do congresso;

3.3. O responsável pela submissão do trabalho deverá estar inscrito no congresso e obrigatoriamente deve ser um dos autores do mesmo;

3.4. Archives of Pediatric Surgery: os trabalhos apresentados na íntegra serão avaliados por uma comissão científica da CIPE e, se aprovados, serão publicados na revista científica da CIPE.

  1. DA COMISSÃO JULGADORA

4.1. Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica de análise de Temas Livres do 36º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica e demais;

4.2. As decisões da referida Comissão são soberanas e irrecorríveis.

  1. DOS TRABALHOS

5.1. O primeiro autor ou o coautor que está submetendo a inscrição do trabalho deverá estar inscrito no 36º Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica e demais até a data limite para envio dos trabalhos, conforme verificação realizada pela Secretaria do evento;

5.2. A instituição em que o trabalho foi realizado deverá ser apontada no máximo em uma linha, empregando-se abreviaturas, se necessário. Nomes ou abreviaturas de nomes terão apenas a inicial maiúscula (Exemplo: Serv.). Siglas deverão ser apontadas em letras maiúsculas (Exemplo: UNICAMP);

5.3. Serão permitidas no máximo 3 instituições;

5.4. É obrigatório o preenchimento dos campos CPF e e-mail para todos os autores e coautores;

5.5. O “Nome para Citação” dos autores deverá ser informando indicando primeiramente o último sobrenome do autor, seguido de um espaço e das iniciais no nome e sobrenomes intermediários, sem espaço ou pontuação.
(Exemplo: Para “José Antônio Silva Reis”  informe “Reis JAS”)

5.6. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para apresentação oral ou de forma eletrônica em painel digital (E-pôster). Não serão aceitos pôsteres impressos. Alguns trabalhos poderão ser selecionados, como contribuição ao tema, em forma de apresentação oral dentro da grade científica do Congresso.

5.7. Para informar a instituição de cada coautor é necessário relacionar o número correspondente de cada coautor à instituição no formulário de envio;

5.8. Serão aceitos no máximo três trabalhos do mesmo autor principal;

5.9. O número máximo de autores permitido por trabalho será de (05) cinco autores – um (01) autor e mais quatro (04) co-autores;

5.10. Não serão aceitas revisões de literatura, trabalhos com resumos incompletos e/ou resultados parciais;

5.11. Os relatos de casos serão avaliados pela comissão científica e somente serão aceitos casos inéditos e que tenham relevância para a pratica clínica. Nestes, a fim de evitarmos conflitos éticos, não poderão ser enviados nomes dos pacientes, mas apenas as suas iniciais. Fotos que podem expor a identidade da paciente serão vetadas pela comissão.

5.12. Um e-mail para contato deverá estar na apresentação eletrônica para possíveis dúvidas dos congressistas e da comissão organizadora

5.13. No caso de trabalhos aprovados para apresentação oral, o tempo máximo para a apresentação dos mesmos será de 7 minutos. Incluiremos mais 2 minutos de arguição do moderador e 3 minutos de discussão com a plateia. Não haverá prorrogação do tempo, sendo que ao se completarem os 12 minutos do tempo total, o coordenador da mesa irá interromper a apresentação, caso a mesma não tenha sido concluída.

  1. DOS RESUMOS DOS TRABALHOS

6.1. O resumo deverá ser enviado com no máximo 2.300 caracteres. Não utilizar parágrafos. No caso de abreviaturas e siglas, explicá-las na primeira vez em que forem empregadas no texto. Não iniciar sentenças com numerais;

6.2. No resumo NÃO poderá constar qualquer palavra que faça menção ao Serviço, Autores ou suas cidades de origem, sob pena de desclassificação.

6.3. A estruturação do texto do resumo deverá obrigatoriamente obedecer à seguinte ordem: • Título (em caixa alta) • Introdução • Objetivos (o objetivo deve ser claro e expressar aquilo que os autores desejavam obter com o estudo); • Método (data, tipo de estudo, critérios de inclusão e exclusão, característica dos participantes e estatística utilizada); • Resultados (apresentar os resultados estatisticamente significativos); • Conclusões (devem estar relacionadas aos objetivos e resultados).

6.4. Trabalhos que tratem de relatos de caso deverão incluir breve introdução sobre o tema em análise, síntese do caso e comentários dos autores;

  1. DO FORMATO DOS E-PÔSTERES

7.1. Os e-pôsteres serão expostos no formato virtual em telões distribuídos no local do evento;

7.2. O título empregado no e-pôster deverá ser o mesmo do resumo. Abaixo do título, com letras menores, colocar os nomes dos autores e da instituição;

7.3. Para o corpo do texto, empregar letras claras e legíveis que possam ser vistas a uma distância de 1 metro;

7.4. Incluir legendas para figuras, gráficos e tabelas;

7.5. Apresentar introdução, objetivo, método, resultados e conclusões em seções separadas.

  1. DO CERTIFICADO

8.1. Será emitido um certificado único por trabalho apresentado, contendo o título do trabalho e nome dos autores;

8.2. Os certificados serão disponibilizados a todos os autores após o evento, sendo enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição do Tema Livre.

  1. DA PREMIAÇÃO

9.1. Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados pelos membros da Comissão Julgadora de Temas Livres. Os critérios para julgamento são: originalidade e relevância; delineamento; tratamento estatístico do material e método utilizado; adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;

9.2. Os resumos aceitos para avaliação serão encaminhados para a Comissão Julgadora de maneira cega quanto à autoria e instituição;

9.3. Os 2 (dois) trabalhos que obtiverem a maior média da soma das notas serão considerados como os melhores trabalhos do congresso, recebendo uma premiação

9.4. O prêmio para o primeiro colocado será a inscrição gratuita juntamente com a passagem, para um dos autores, para o próximo Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica. O prêmio para o segundo colocado será a inscrição gratuita para o próximo Congresso Brasileiro.

9.5. Em caso de empate entre os melhores trabalhos, o critério utilizado para desempate será a nota do critério originalidade e relevância.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

  1. Acessar congressocipe.com.br/site/temas-livres/
  2. Clicar em “Faça a submissão de seu trabalho científico”
  3. Selecionar área de atuação do trabalho científico
  4. Preencher o formulário e enviar o resumo do trabalho.